ZONA LIVRE


ONE NIGHT IN ONE CITY, DE JAN BALEJ
março 4, 2010, 5:00 pm
Filed under: Filmes em exibição, Zona Livre | Tags: , ,

70min, 2007, cor, 35mm (exibição em DVD)

12/02, 20h, Sala 01
13/02, 18h, Sala 01

“Há muitas formas de retratar a sociedade contemporânea e suas excentricidades. A escolhida pelo diretor Jan Balej talvez não tenha sido a mais fácil e rápida de se fazer, mas com certeza leva a algo completamente novo. Esta animação em stop motion apresenta personagens bizarros que dividem o mesmo prédio, criando sketches em que todas as situações se passam na mesma noite. Um projeto da República Tcheca que demorou dez anos para ser finalizado e que traz uma visão única de mundo graças a uma direção de arte incrível” – Davi Pretto e Bruno Carboni, curadores da Zona Livre

O que de mais inusitado pode acontecer em uma sombria cidade em uma noite? É isto que você irá descobrir com a animação em stop motion One Night in One City, do diretor Jan Balej, um dos maiores nomes da animação na República Tcheca. O filme chega à tela de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro no próximo dia 12, às 20h, na Zona Livre – Mostra Internacional de Cinema, realização do CCBB e do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN). Outra sessão acontece dia 13, às 18h.


Entre outros acontecimentos, você irá encontrar uma esquisita criatura que costura orelhas alheias em sua própria cabeça, acompanhará a estranha amizade entre uma velha árvore de maçã e um peixe que assume inúmeras formas de acordo com as estações do ano e conhecerá ainda alguém que avista fantasmas se distraindo em cafeterias. Mas isso não é nada: nas escuras ruas de Praga, tudo é possível. Ter fetiche com pavões ou possuir um burro de estimação é rotina, e ser viciado num mix de cocaína com formigas é normal. Até um gênio realizar todos os seus pedidos não é nada assim tão difícil – pelo menos, na mente criativa de Balej. Uma composição de episódios negros e parábolas surreais, One Night in One City é um filme para adultos, que trata de temas como fobias, medos, fantasias e solidão, sem a utilização de diálogos e com muito de humor negro.

Os 70 minutos de duração de One Night in One City levaram seis anos para ser filmados e quase uma década para alcançar o lançamento oficial, em 2007. A produção contou com o maior subsídio dado pelo governo local a uma animação até então, em 1998, valor que pagou um sétimo do gasto total da produção. Um investimento que valeu a pena: o filme foi elogiado tanto pela excelência técnica quanto por possuir um acurado ponto de vista da contemporaneidade. Por conta disso, participou de diversos festivais mundo afora e faturou uma mão de prêmios – entre eles, o Golden Reel do Festival de Cinema de Tiburon, nos EUA, o Czech Lion e ainda o Grand Prix de Lisboa em 2007.

Como em time que está ganhando não se mexe, Balej manteve a parceria com o roteirista Ivan Arsenjev para seu próximo filme: uma adaptação contemporânea da famosa A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, no qual vem trabalhando desde o ano passado. É impossível saber o que Andersen iria achar da sua adorável sereia representando uma deslocada imigrante em uma triste metrópole, mas não é muito arriscado apostar que a maioria irá aprovar. Uma coisa é certa: o governo da República Tcheca confia no talento do diretor e o novo projeto volta a receber o maior subsídio dado a uma animação até hoje pelo país do Leste Europeu.
Andréa Azambuja

Jan Balej *1958

Diretor, arte designer, pedagogo

Membro da Academia Européia de Cinema e da Academia de Cinema e Televisão da República Tcheca

2009 – 2013 – “The Little Fishgirl” – animação baseada em The Little Mermaid, de H. C. Andersen

2008 – “Karlik and Magic Fish” – série de TV na República Tcheca

2007 – Diretor de um estúdio de animação e motion graphics da Academia de Artes, Arquitetura e Design de Praga

2006  “One Night in One City“

2006 – “Mr. Fin and Mr. Twig”

2006 – “Fimfarum 2” (junto com os diretores Vlasta Pospisilova,  Bretislav Pojar and Aurel Klimt) – seleção oficial do Festival de Berlim 2006; Prêmio máximo do Anifest Trebon 2006; o Czech Lion por melhor direção de arte; European Smiles 2006.

2003 – curta-metragem “Shells”

2000 – curta-metragem “One Night in One City” (roteiro deIvan Arsenjev)

2001 –  13 histórias de dormir para a TV Tcheca: “How does it goes at hippos“

1999-2000 – primeiras 13 histórias de do ciclo

1992-1994 “Tom Thumb“ – ganhador do  The Czech literal fund prize and audience prize no Festival Internacional de Cinema para Crianças de Zlín, Czech Republic

1988 se formou em UMPRUM, Academy of Arts, Architecture and Design in Prague – Estúdio de cinema e televisão gráfica

 

ONE NIGHT IN ONE CITY

Prêmios

  • Portugal – Grand Prix Mostra Lisboa 2007
  • República Tcheca – Anifest Třeboň – Melhor filme
  • EUA – Tiburon International Film Festival The Golden Reel – Melhor Animação
  • Espanha – Animabasauri Prêmio Especial do Júri
  • Romania – Animest – Melhor Animação

Equipe

Direção – Jan BALEJ
Produção – HAFAN film e MAUR film
Escrito por – Jan Balej e Ivan Arsenjev
Música – Tadeáš Věrčák
Som – Zbyněk Mader
Cinematografia – Miloslav Špála
Edição – Magda Sandersová

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Resenha do filme e do “Nuit Noire” em http://quadradodosloucos.blogspot.com/2010/02/zona-livre-1302-one-night-in-one-city-e.html

Comentário por Bruno Cava




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: